Sobre nós
Conheça a nossa história
Na área da Saúde, o primeiro registro de Auditoria ocorreu no ano de 1918 no hospital Women’s, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, pelo médico inglês George Gray Ward. Naquela época, George buscou informações sobre a qualidade assistencial médica prestada ao paciente em prontuários do hospital. Já na área da Enfermagem, os primeiros registros de Auditoria foram encontrados em 1955, no Hospital Progress, também nos Estados Unidos (KURCGANT, 1976).
No Brasil, a primeira publicação sobre Auditoria na Saúde foi divulgada na década de 70 em um periódico científico brasileiro, indicando o início formal da prática de Auditoria na área da saúde (VIEIRA; SANNA, 2013). A Auditoria na Saúde iniciou-se exclusivamente como um segmento da área Médica, entretanto, a Auditoria também abriu espaço para profissionais de Enfermagem e de outras áreas (MORAIS; BERMESTER, 2014).
Com a criação do SUS – Sistema Único de Saúde, sob a lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, criou-se o Sistema Nacional de Auditoria (SNA), que estabeleceu as instâncias de gestão do SUS de acompanhar, controlar e avaliar as ações e serviços de Saúde Pública.
A criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pela lei nº 9.961 de 28 de janeiro de 2000 como instância reguladora de um setor da economia sem padrão de funcionamento criou normas, padrões, resoluções, e programas de qualificação que permitiram ampliar o campo de atuação multidisciplinar da auditoria em Saúde (ANS, 2018).
Na área da Enfermagem, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) através da Lei 7.498/1986, art. 11 reconhece a função do Enfermeiro Auditor e por meio da Resolução número 266/2001, aprova as atividades do Enfermeiro Auditor, como atividade privativa, permitindo a organização, 20 Manual das melhores práticas na Auditoria de Enfermagem: recomendações de qualidade e segurança direção, planejamento, coordenação e avaliação. Essa resolução também permite ao profissional a prestação de serviços de consultoria, Auditoria e a emissão de pareceres sobre os serviços de Auditoria em Enfermagem (MORAIS; BERMESTER, 2014). Neste momento histórico da Auditoria de Enfermagem no Brasil, ressaltamos que a Sociedade Brasileira de Enfermeiros Auditores em Saúde (SOBEAS) foi fundamental na regulamentação das atividades do Enfermeiro Auditor, onde contribuiu para elaboração da Resolução COFEN266/2001 a qual regulamenta as atividades de Enfermeiro Auditor no Brasil (COFEN, 2001). Sua origem fiscal se dá em 19 de Abril de 2000 e sua finalização em 09 de fevereiro de 2015.
Em 29 de março de 2001 foi eleita a primeira diretoria executiva e fundada a SPEA- Sociedade Paranaense de Enfermeiros Auditores. Caracterizada como uma instituição associativa de Enfermeiros Auditores, a SPEA apoiou a fundação da Associação Cearense dos Enfermeiros Auditores (ACEA), em 2007 e a Associação Brasileira dos Enfermeiros Auditores (ABEA), em 2017.
Com a existência de duas associações sólidas que buscam representar profissionais Enfermeiros Auditores em Estados distintos do Brasil, SPEA (Paraná) e ACEA (Ceará), verificou-se a necessidade de se criar uma entidade que representasse profissionais Enfermeiros Auditores em todo o território nacional, junto a instituições governamentais, nacionais e internacionais, garantindo uma uniformidade das informações que regem esta profissão. Imbuídas deste sentimento de altruísmo e de inquietude profissional, na sede da ACEA, em Fortaleza, no Ceará, durante um encontro conduzido pelas Enfermeiras Auditoras Helena Maria Romcy e Débora Soares ocorreu a primeira reunião em 06 de agosto de 2016, data da fundação da ABEA. Na oportunidade, a Enfermeira Helena Maria Romcy ressalta a relevância da existência da associação, como representante da especialização da Auditoria de Enfermagem no território nacional.
A Decisão COFEN 0096/2017 aprovou o cadastro da Associação Brasileira dos Enfermeiros Auditores (ABEA) como representante dos Enfermeiros Auditores no país bem como responsável pela aplicação da prova de título de Especialista em Auditoria de Enfermagem. A ABEA tem como princípios essenciais:
-
MISSÃO: Contribuir com o aprimoramento técnico e científico dos profissionais, garantido qualidade e segurança aos cidadãos.
-
VISÃO: Integrar todos os profissionais em âmbito nacional através de assuntos de interesse relacionados à Auditoria em Saúde.
-
Valores: Integridade, Excelência, Inovação, Qualidade, Segurança, Respeito e Sustentabilidade
Também possui como meta os seguintes Objetivos:
-
Representar em âmbito nacional todos os Enfermeiros Auditores;
-
Promover atualização e aprimoramento técnico / profissional;
-
Estimular a produção científica;
-
Divulgar as especialidades e as áreas de atuação que representa;
-
Promover o intercâmbio com Profissionais de áreas afins no Brasil e exterior;
-
Promover eventos científicos relacionados à Auditoria de Enfermagem e Auditoria em Saúde;
-
Buscar a integração dos membros desta entidade;
-
Cooperar para o aumento da divulgação da atividade da Auditoria de Enfermagem na área acadêmica;
-
Promover a prova de título de Especialista em Auditoria de Enfermagem aos profissionais associados;
-
Uniformizar conceitos e práticas da Auditoria de Enfermagem em todo o território nacional.
Sua logomarca apresenta a seguinte representatividade:
-
CORES: Bandeira do BRASIL, pois a ABEA representa os Auditores em âmbito nacional;
-
FORMATO: Triangular representando os três atores principais: PACIENTE, FONTE PAGADORA e PRESTADORES DE SERVIÇOS (Hospitais e Fornecedores);
-
BASE: Lâmpada da ENFERMAGEM pois o “conhecimento ilumina nossos caminhos”
-
SIMBOLO: saindo da Lâmpada a checagem / VALIDAÇÃO DA AUDITORIA.
Até o momento, já promoveu:
-
6 Congressos Brasileiros de Auditoria em Saúde;
-
3 Congressos Latino-Americano de Auditoria em Saúde;
-
2 Congressos Internacionais de Auditoria em Saúde;
-
1 Congresso Internacional de Auditoria e Gestão em OPME/DMI;
-
Mais de 60 trabalhos científicos aprovados nos anais dos Congressos (ISBN);
-
10 edições da prova de título 4 Estados diferentes;
-
Coleção Auditoria Prática com 11 livros publicados;
-
Mais de 20 lives com temas específicos relacionados à Auditoria em Saúde;
-
Alcance nas redes sociais com aumento expressivo em todos os anos;
-
Quase 100 mil impressões no Instagram da ABEA;
-
Mais de 10 workshops de novas tecnologias em Saúde;
-
Incentivo técnico e financeiro para a criação das ABEA’s nos 27 Estados da Federação Brasileira.